SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue139EL ARTE COMO REALIDAD TRASFORMADA EN SU VERDAD. LA REHABILITACIÓN HERMENÉUTICA DE LA ESTÉTICA EN HANS-GEORG GADAMER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Kriterion: Revista de Filosofia

Print version ISSN 0100-512XOn-line version ISSN 1981-5336

Abstract

MARQUES, Ângela Salgueiro  and  VIEIRA, Frederico. POLITICS AND AESTHETICS IN RANCIÈRE AND LÉVINAS: SCENE OF DISSENSUS, FACE AND CONSTITUTION OF THE POLITICAL SUBJECT. Kriterion [online]. 2018, vol.59, n.139, pp.7-33. ISSN 0100-512X.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2017n13901asm.

Neste artigo pretendemos refletir acerca da constituição do sujeito político a partir de dois conceitos específicos: rosto (Lévinas, Butler, Deleuze e Guattari) e cena de dissenso (Rancière, Habermas). Nosso argumento pretende evidenciar como, ao “aparecerem”, os indivíduos produzem uma cena polêmica de enunciação na qual se desencadeia um processo de subjetivação política e de criação de formas dissensuais de comunicação e performance que inventam modos de ser (Foucault), ver e dizer, configurando outras interfaces entre experiência estética e política. Tal processo potencializa a invenção de novas visualidades e interlocuções nas quais se inscreve o rosto, definido aqui como o vestígio de um lugar do outro que se transforma na promessa do meu próprio lugar, assumindo caráter político e comunicacional, num processo incessante de subjetivação política em que ética e estética se tangenciam.

Keywords : Estética; política; rosto; cena de dissenso; sujeito político.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )