SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue139POLITICS AND AESTHETICS IN RANCIÈRE AND LÉVINAS: SCENE OF DISSENSUS, FACE AND CONSTITUTION OF THE POLITICAL SUBJECTTECER IMAGENS ARTÍSTICAS: APARÊNCIA, EXPRESSÃO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Kriterion: Revista de Filosofia

Print version ISSN 0100-512XOn-line version ISSN 1981-5336

Abstract

GUTIERREZ-POZO, Antonio. EL ARTE COMO REALIDAD TRASFORMADA EN SU VERDAD. LA REHABILITACIÓN HERMENÉUTICA DE LA ESTÉTICA EN HANS-GEORG GADAMER. Kriterion [online]. 2018, vol.59, n.139, pp.35-54. ISSN 0100-512X.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2017n13902agp.

Este artigo pretende mostrar que a arte só tem relevância estética para Gadamer quando é libertada da estética. Os conceitos que definem a compreensão estética da arte, subjetivismo, experiência, objetivismo, baseiam-se na noção central que caracteriza a estética: a diferenciação estética. A diferenciação estética implica uma diferença ontológica que isola o artístico e estabelece uma descontinuidade entre arte e realidade. A não diferenciação estética que Gadamer explica não só recupera a continuidade, mas afirma que a arte pertence à realidade na medida em que ela a transforma. Na arte cresce o ser do real no sentido de que a arte é a realidade mesma transformada em sua verdade.

Keywords : Gadamer; estética; arte; hermenêutica; diferenciação estética; não diferenciação estética; verdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )