SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue139EL ARTE COMO REALIDAD TRASFORMADA EN SU VERDAD. LA REHABILITACIÓN HERMENÉUTICA DE LA ESTÉTICA EN HANS-GEORG GADAMERELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Kriterion: Revista de Filosofia

Print version ISSN 0100-512XOn-line version ISSN 1981-5336

Abstract

RUSSO, Caio. TECER IMAGENS ARTÍSTICAS: APARÊNCIA, EXPRESSÃO. Kriterion [online]. 2018, vol.59, n.139, pp.55-76. ISSN 0100-512X.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2017n13903cr.

A fim de nos aproximarmos da singular constelação conceitual que nos permite falar de uma noção de imagem artística na estética adorniana - ainda que na margem do seu pensamento e muito menos manifesta do que na escrita de Walter Benjamin - partimos da conexão entre os conceitos de “aparência” e “expressão”, remetendo-nos à própria materialidade das obras de arte, da literatura à música, para uma maior nitidez teórico-crítica. O intuito de ressaltar a importância do conceito de imagem artística em Theodor W. Adorno visa tanto atualizar alguns pontos opacos de sua estética quanto conectar seu pensamento com o debate acerca da imagem na estética contemporânea, sobretudo em Jacques Rancière e Didi-Huberman.

Keywords : Imagem artística; Theodor W. Adorno; Estética contemporânea; Jacques Rancière; Didi-Huberman.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )