SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue139TECER IMAGENS ARTÍSTICAS: APARÊNCIA, EXPRESSÃOARTHUR DANTO E O PROBLEMA DA INTERPRETAÇÃO DE OBRAS DE ARTE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Kriterion: Revista de Filosofia

Print version ISSN 0100-512XOn-line version ISSN 1981-5336

Abstract

PUCCIARELLI, Daniel. ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO. Kriterion [online]. 2018, vol.59, n.139, pp.77-92. ISSN 0100-512X.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2017n13904dp.

O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosófico da dissonância. Lançando mão dos recursos mobilizados por alguns teóricos da nova música, são reconstruídas, assim, as estações da teoria crítica da dissonância entre desnaturalização, emancipação e liquidação da dissonância. Por fim, defende-se a tese de uma interpretação dinâmica do uso e da percepção da dissonância segundo contextos socioestéticos determinados.

Keywords : Dissonância; Consonância; Nova música; Música moderna; Filosofia da música.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )