SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue139NIETZSCHE, ADORNO E O WAGNERISMOO CORPO DAS MASSAS NA ERA DA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Kriterion: Revista de Filosofia

Print version ISSN 0100-512XOn-line version ISSN 1981-5336

Abstract

BERDET, Marc. “INTERPELAÇÃO FANTASMAGÓRICA”: COMPREENDER E SUBVERTER A ESTÉTICA DA VIDA COTIDIANA COM WALTER BENJAMIN E LOUIS ALTHUSSER. Kriterion [online]. 2018, vol.59, n.139, pp.175-194. ISSN 0100-512X.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2017n13909mb.

Este artigo pretende introduzir o conceito de “interpelação fantasmagórica”. O esforço teórico se inspira nos conceitos de “fantasmagoria”, de Walter Benjamin, e de “interpelação ideológica”, de Louis Althusser. A proposta é aliar suas respectivas filosofias em processo a seus materialismos “antropológico” e “aleatório”, a fim de fazer uma análise sociopolítica da estética capitalista de hoje, tal como ela aparece na arquitetura pós-moderna e no design da vida cotidiana. Trata-se também de abrir novas perspectivas de resistências a normatividade do imaginário consumista com uma interpretação crítica das criações culturais (teatro, cinema...) que, conforme a inspiração dos autores, pode desvelar um novo sujeito capaz de surgir na cena da história.

Keywords : Karl Marx; Sigmund Freud; Jacques Lacan; ideologia; fantasma; materialismo antropológico; materialismo aleatório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )