Acessibilidade / Reportar erro

A CONCEPÇÃO MAQUIAVELIANA DE NECESSIDADE POLÍTICA* * O presente trabalho integra projeto de pesquisa financiado pelo CNPq com a concessão de bolsa em produtividade.

RESUMO

Poucos conceitos na obra de Maquiavel se repetem com tanta insistência quanto o de necessità - e os termos correlatos como necessario(e), necessitato(i) etc. - obrigando-nos a reconhecer nele uma categoria de especial significação. Trata-se, sem dúvida, de um conceito que, na obra do florentino, abarca um espectro muito amplo de sentidos diversos, que vão desde o mais usual ao mais teórico e político. O presente estudo procurará distinguir esses diferentes usos que Maquiavel faz do termo, particularmente nas obras "O Príncipe" e "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio", antecedendo-o de uma analise crítica acerca da maneira segundo a qual a tradição interpretou o significado de necessità na obra de Maquiavel.

Palavras-chave
Maquiavel; Necessidade; Liberdade; Ação política; Fortuna

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br