SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Controle biológico da mancha-aquosa do melão por compostos bioativos produzidos por Bacillus spp.Transmissão de Alternaria spp. através de sementes de feijão e seu efeito sobre a qualidade fisiológica das sementes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

VIDA, João Batista et al. Colletrotrichum gloeosporioides causando antracnose em frutos de pupunheira nos estados de Minas Gerais e Paraná. Summa phytopathol. [online]. 2006, vol.32, n.4, pp. 379-380. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052006000400011.

O cultivo de pupunha (Bactris gasipaes) para palmito tem-se expandido para algumas regiões do Sudeste e Sul do Brasil, ocupando áreas abandonadas pela agricultura no espaço territorial de domínio da Mata Atlântica. Em plantas adultas de pupunheira, cultivadas para a produção de sementes nos estados de Minas Gerais e Paraná, verificou-se ocorrência de antracnose nos frutos, causando severa podridão. O fungo Colletotrichum gloeosporioides foi isolado de tecidos doentes e a sua patogenicidade aos frutos da pupunheira foi confirmada em condições controladas. Essa foi a primeira constatação da doença em frutos nos estados de Minas Gerais e Paraná.

Palavras-chave : Bactris gasipaes; podridão-do-fruto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português