SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Extracts of Lentinula edodes and Agaricus blazei on Bipolaris sorokiniana and Puccinia recondita f. sp. tritici., in vitroBiological variability of Citrus leprosis virus (CiLV) isolates from sweet orange cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

TEBALDI, Nilvanira Donizete; PANIZZI, Rita de Cássia  and  SADER, Rubens. Detecção, transmissão e efeito de Xanthomonas campestris pv. campestris na qualidade fisiológica de sementes de brócolis. Summa phytopathol. [online]. 2007, vol.33, n.3, pp. 290-293. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052007000300014.

A detecção, a transmissão e o efeito de Xanthomonas campestris pv. campestris (Xcc) na qualidade fisiológica de sementes de brócolis (Brassica oleracea var. italica) foram avaliadas, a partir de sementes obtidas de plantas ("Baron, Flórida, Hana Midori Sakata, Precoce Piracicaba de Verão, Ramoso Santana e Sabre") inoculadas com a bactéria, em condições de campo. Para a detecção do patógeno nas sementes foram utilizados os meios de cultura semi-seletivos: SX ágar, NSCAA e BSCAA; a taxa de transmissão da bactéria pelas sementes às plântulas foi avaliada usando semeadura em areia e meio de cultura contido em tubo de ensaio. Para a avaliação da qualidade fisiológica das sementes foram realizados o teste padrão de germinação e os testes de vigor: envelhecimento acelerado, índice de velocidade de emergência, crescimento das plântulas e massa seca. De acordo com os resultados, o meio de cultura semi-seletivo NSCAA foi mais eficaz para detectar Xcc em sementes de brócolis; não houve diferença significativa entre os genótipos na taxa de transmissão da bactéria pelas sementes e Xcc não afetou a germinação e o vigor das sementes.

Keywords : podridão negra; Brassica oleracea var. italica; patologia de sementes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese