SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Análise filogenética de Tomato mosaic virus isolado de Hemerocallis sp. e Impatiens hawkeriDetecção, transmissão e efeito de Xanthomonas campestris pv. campestris na qualidade fisiológica de sementes de brócolis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

TELLES NETO, Francisco Xavier de Barros; REIS, Erlei Melo  e  CASA, Ricardo Trezzi. Viabilidade de Fusarium graminearum em sementes de trigo durante o armazenamento. Summa phytopathol. [online]. 2007, vol.33, n.4, pp. 414-415. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052007000400017.

A intensidade da giberela em espigas de trigo tem aumentado em função da adoção generalizada do plantio direto, com conseqüente aumento da incidência do agente causal em sementes. Sementes de trigo da cultivar Fundacep 36, com 29,8% de incidência natural de Fusarium graminearum, foram armazenadas em sacos de polipropileno trançado, em câmara climatizada, com temperatura entre 18 e 20ºC e controle parcial de umidade relativa do ar, durante 12 meses. O objetivo foi quantificar a viabilidade do fungo em função do tempo de armazenamento. As análises foram procedidas a intervalo de dois meses, por um período de 14 meses. Em cada época de avaliação foram tomadas 400 sementes, as quais foram submetidas ao teste de sanidade feito em meio de cultura de ¼ batata-sacarose-ágar. As sementes foram incubadas durante sete dias, a temperatura de 25°C ± 2 °C e fotoperíodo de 12 horas. O fungo não foi detectado após 12 meses de armazenamento. Considerando-se a redução da viabilidade em função do tempo de armazenamento, sugere-se que a análise de sanidade de sementes de trigo, em relação à presença de F. graminearum, deva ser feita pouco tempo antes da semeadura, a fim de decidir-se pela necessidade ou não do tratamento das sementes com fungicida específico para o controle do patógeno.

Palavras-chave : fonte de inóculo; Gibberella zeae; sobrevivência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português