SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Incidência da varíola, causada por Asperisporium caricae, em folhas de mamoeiros submetidos ao manejo orgânico, em diferentes ambientes de cultivoOcorrência de Doenças em Bananeiras no Estado de Alagoas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

VIGO, Sandra Cristina; MARINGONI, Antonio Carlos; CAMARA, Renata de Cássia  and  LIMA, Giuseppina P.P.. Ação de tinturas e óleos essenciais de plantas medicinais sobre o crestamento bacteriano comum do feijoeiro e na produção de proteínas de indução de resistência. Summa phytopathol. [online]. 2009, vol.35, n.4, pp. 293-304. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052009000400007.

A exploração da atividade biológica de compostos secundários presentes nas tinturas ou em óleos essenciais de plantas podem representar, ao lado da indução de resistência, mais uma forma potencial de controle de doenças em plantas cultivadas. O presente trabalho objetivou avaliar o potencial de tinturas de Lippia alba, Lippia sidoides, Mikania glomerata, Equisetum sp. e Hedera helix e óleos essenciais de Rosmarinus officinalis e Cinnamomum zeylanicum nas atividades in vitro, in vivo e na produção de proteínas na indução de resistência, em plantas de feijão vagem cultivar Bragança. Os resultados obtidos demonstraram que as tinturas de L. alba e L. sidoides e os óleos essenciais (R. officinalis e C. zeylanicum) apresentaram atividade in vitro aos isolados de Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli. Todas as tinturas ensaiadas apresentaram menores valores do progresso da doença (AACPD), em relação à testemunha, merecendo destaque a tintura de L. alba, que estavam correlacionadas com os maiores teores de polifenoloxidase, peroxidase e proteínas solúveis totais, evidenciando uma possível indução de resistência. Os óleos essenciais não apresentaram diferença na AACPD e nem na indução de proteínas.

Keywords : Phaseolus vulgaris; Xanthomonas axonopodis pv; phaseoli; resistência sistêmica adquirida; planta medicinal; metabólitos secundários; defensivos naturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese