SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Períodos de drenagem do solo no perfilhamento, progresso da brusone e rendimento degrãos de cultivares de arroz irrigado no sistema pré-germinadoEfeito da temperatura sobre a severidade de Plasmodiophora brassicae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

FURTADO, Luciano Marinho et al. Utilização de Ecolife® e Acibenzolar-s-metil (ASM) no controle da antracnose da banana em pós-colheita. Summa phytopathol. [online]. 2010, vol.36, n.3, pp. 237-239. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052010000300009.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação dos produtos ASM e Ecolife no controle da antracnose pós-colheita em frutos de banana. Frutos sadios de banana, variedades maçã, prata, pacovan e cacau , em fase intermediária de maturação, foram imersos previamente em soluções de ASM e Ecolife e inoculados com Colletotrichum musae. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial com quatro repetições. Os resultados apresentados demonstraram a eficácia dos produtos nas concentrações de 5 ml/ L (Ecolife) e 0,50g/ L (ASM) no controle da antracnose nas variedades analisa das. A variedade cacau apresentou menor lesão quando tratada com o Ecolife (5,79 mm). Com relação ao efeito do ASM, a bana na prata demonstrou um melhor resultado, com tamanho médio de lesão de 5,62 mm. Com o decorrer do processo de maturação dos frutos houve um decréscimo na severidade da doença nas quatro variedades estudadas, exceto no tratamento testemunha, que continuou apresentando aumento no tamanho das lesões nos frutos e atingir a polpa ao final da maturação.

Palavras-chave : Musa spp; Colletotrichum musae; indução de resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português