SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Antifungal activity of plant extracts on the development of plant pathogensGray mold incidence and severity under different temperature, wetness period and conidial concentration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

MESQUINI, R.M.; SCHWAN-ESTRADA, K.R.F.; VIEIRA, R.A.  and  NASCIMENTO, J.F.. Controle e progresso temporal da ferrugem asiática da soja sob controle alternativo em campo. Summa phytopathol. [online]. 2011, vol.37, n.1, pp. 24-29. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052011000100004.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o controle e o progresso temporal da ferrugem asiática da soja, causada por Phakopsora pachyrhizi, sob manejo com tratamentos alternativos. Para isso, implementou-se um ensaio em delineamento de blocos completos com tratamentos ao acaso, com 4 repetições, em Itambé-PR, durante a safra 2007/2008. Os tratamentos alternativos foram: biomassa cítrica, extrato bruto e óleo essencial de Eucalyptus citriodora e grãos de kefir. Avaliou-se também o controle químico com azoxistrobina + ciproconazole + adjuvante 0,5 v/v e a testemunha. Para comparação dos tratamentos utilizou-se a severidade da doença (em cinco avaliações), a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), a taxa de progresso da doença, a produtividade e o peso de mil grãos. Foram constatadas diferenças significativas (Pd"0,05) para as avaliações de severidade, para AACPD e para a taxa de progresso da doença. De modo geral, dentre os tratamentos alternativos, a biomassa cítrica e os grãos de kefir apresentaram os maiores índices de controle e menores taxas de progresso da doença, superando os tratamentos com extrato bruto e óleo essencial de E. citriodora. Porém, o tratamento com azoxistrobina + ciproconazole foi mais eficiente para controle e proporcionou as menores taxas de progresso quando comparado aos tratamentos alternativos.

Keywords : Glycine max; Phakopsora pachyrhizi; Eucalyptus citriodora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese