SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Latent infection by Didymella bryoniae in muskmelon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

REIS, E.M.; BARUFFI, D.; REMOR, L.  and  ZANATTA, M.. Decomposição dos restos culturais do milho e da soja sob condições de campo e sua função como fonte de inóculo primário. Summa phytopathol. [online]. 2011, vol.37, n.1, pp.65-67. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052011000100011.

Parasitas necrotróficos de órgãos aéreos sobrevivem saprofiticamente, na esntre-safra, nos restos culturais dos hospedeiros. Em experimento conduzido no campo quantificou-se o tempo, em meses, para a decomposição dos restos culturais do milho e da soja, posicionados na superfície do solo simulando o plantio direto. Os restos culturais das duas espécies foram coletados no dia da colheita mecânica, cortados em peças de 5,0cm de comprimento e uma massa de 200g acondicionada em recipientes de malha de náilon. Mensalmente foram removidos do campo e levados ao laboratório aonde se procedeu a pesagem. Demonstrou-se que os restos culturais do milho foram mineralizados num tempo de 37 meses e os da soja em 34,5 meses. Os principais fungos necrotróficos parasitas diagnosticados em resíduos de milho foram Colletotrichum gramicola, Diplodia spp. e Gibberella zeae, e nos restos culturais da soja Cercospora kikuchii, Colletotrichum spp, Glomerella sp e Phomopsis spp. Pode-se inferir que estes são os tempos a serem observados na rotação de culturas visando à redução dos restos culturais e conseqüentemente do inóculo na área cultivada.

Keywords : parasitas necrotróficos; restos de cultura; tempo de decomposição.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License