SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Elaboration and validation of a diagrammatic scale to assess powdery mildew severity in papaya leaves índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Summa Phytopathologica

versión impresa ISSN 0100-5405

Resumen

PAULA JUNIOR, Trazilbo José de et al. Suscetibilidade de espécies de leguminosas usadas como adubo verde a Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii. Summa phytopathol. [online]. 2011, vol.37, n.4, pp. 218-220. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052011000400012.

Estudou-se a suscetibilidade de leguminosas utilizadas como adubos verdes em campos cultivados com feijão à podridão-radicular (Rhizoctonia solani) e à podridão-do-colo (Sclerotium rolfsii). Crotalaria breviflora, Canavalia ensiformis, Cajanus cajan, Dolichos lablab, Stizolobium cinereum, S. aterrimum, e as cultivares de feijão Pérola, Valente e Carnaval foram semeadas em solo infestado por R. solani AG-4 ou S. rolfsii em casa de vegetação. A emergência de D. lablab em solo infestado por R. solani foi reduzida a 62%. C. breviflora, C. ensiformis e Valente apresentaram a menor severidade de podridão-radicular. O fungo S. rolfsii reduziu drasticamente a emergência de todas as espécies; nenhuma plântula de C. cajan e S. cinereum emergiu. Todas as espécies apresentaram alta severidade de podridão-do-colo. As espécies de leguminosas testadas não são apropriadas para serem utilizadas como adubo verde em áreas de cultivo de feijão com alta população de R. solani e S. rolfsii.

Palabras llave : Phaseolus vulgaris; rotação de culturas; patógeno habitante do solo; manejo integrado.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés