SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Teratosphaeria nubilosa affecting commercial plantations of Eucalyptus globulus in South and Southeast of BrazilDamage quantification and reaction of bean genotypes (Phaseolus vulgaris L.) to Meloidogyne incognita race 3 and M. javanica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

IRIBARREN, María Josefina; GONZALEZ, Beatriz Angela  and  FILIPPINI, Susana. Distribuição de Phytophthora cactorum no perfil de um solo cultivado com morango (Fragaria x ananassa). Summa phytopathol. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 17-23. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052012000100003.

Phytophthora cactorum é o agente causal da podridão seca, que produz importantes perdas nos cultivos de morango (Fragaria x ananassa). Este patógeno sobrevive no solo como oósporos, formados a partir de frutos afetados, os quais permanessem na superfície do solo. Assim, depois que a plantação foi removida e o solo gradeado boscou-se establecer a distribuição espacial dos oósporos de P. cactorum remanescentes numa área de cultivo de morango em Buenos Aires, Argentina. A amostragem foi realizada em três blocos localizados ao longo de um transecto diagonal ao terreno e a duas profundidades. Também foram caracterizadas a topografia do terreno e os parâmetros físicos do solo. A detecção de P. cactorum foi realizada mediante o emprego do método da isca usando cotiledones de maçã. A escala de análise mostrou que não foi encontrada diferenças significativas em relação a presença de patógenos nos distintos pontos usados como amostra sobre o terreno e somente observou-se uma pequena tendência a diminuição do inóculo na profundidade. O número de amostras positivas nas profundidades A y AB/BA foram respectivamente 30 e 22 um total 72 amostras. Tampouco houve diferenças significativas na densidade aparente, na umidade equivalente e na macroporosidade do solo. A distribuição de P. cactorum na superfície pode ter sido decorrente fundamentalmente dos processos naturais, sendo que o preparo do solo pode ter possibilitado a dispersão de oósporos viáveis em profundidade.

Keywords : distribuição espacial; podridão seca; Fragaria x ananassa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish