SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Phytophthora cactorum distribution in a soil profile cultivated with strawberry (Fragaria x ananassa)An analysis of the risk of cocoa moniliasis occurrence in Brazil as the result of climate change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

SANTOS, Leonardo Nazário Silva dos et al. Quantificação de danos e reção de genótipos de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) à Meloidogyne incognita raça 3 e M. javanica. Summa phytopathol. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 24-29. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052012000100004.

Avaliaram-se danos e os níveis de resistência de cultivares e acessos de feijoeiro-comum resgatados nas regiões Sul e Serrana do Estado do Espírito Santo ao parasitismo de M. incognita raça 3 e M. javanica em casa de vegetação. Foram testados quatro genótipos resgatados de feijoeiro ("FORT-10", "FORT-13", "FORT-16" e "FORT-19"), e mais 2 cultivares comerciais: "Pérola"; e "Aporé". O cultivar "Rico-23" foi incluído como padrão de suscetibilidade aos nematóides e plantas não inoculadas constituíram a testemunha. Desta forma, o experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 (tratamentos considerando nematóides) x 7 (genótipos e cultivares de feijoeiros), com 7 repetições. Os dados foram mensurados aos 50 dias após a inoculação das plantas. Para a quantificação de danos foram avaliadas: altura das plantas (ALT), número de nós (NOS), número de folhas trifolioladas (NFT), peso da matéria fresca (PMF) e da matéria seca (PMS) da parte aérea, peso de raiz (PR), número de nódulos radiculares (NOD) e população final (PF) de nematóides por sistema radicular. Não foram observadas diferenças significativas entre os efeitos causados por M. incognita e M. javanica, porém ambas as espécies apresentaram valores inferiores quanto à ALT, NOS, NFT, PR, PMF e PMS em relação às testemunhas. Em relação aos níveis de resistência dos feijoeiros a M. incognita os feijoeiros "FORT-10", "FORT-13", "Aporé" e "FORT-16" comportaram-se como moderadamente resistente, as cultivares "Rico 23" e "Pérola" como pouco resistente e o genótipo "FORT-19" como altamente suscetível. Quando parasitados por M. javanica, os feijoeiros "FORT-19", "Rico 23", "FORT-16" e "FORT-13" foram pouco resistentes, "Pérola" e "Aporé" suscetíveis e "FORT-10" altamente suscetíveis.

Keywords : Redução do crescimento; resistência; feijoeiro; nematóides das galhas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English