SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Phytophthora cactorum distribution in a soil profile cultivated with strawberry (Fragaria x ananassa)An analysis of the risk of cocoa moniliasis occurrence in Brazil as the result of climate change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

SANTOS, Leonardo Nazário Silva dos et al. Quantificação de danos e reção de genótipos de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) à Meloidogyne incognita raça 3 e M. javanica. Summa phytopathol. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 24-29. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052012000100004.

Avaliaram-se danos e os níveis de resistência de cultivares e acessos de feijoeiro-comum resgatados nas regiões Sul e Serrana do Estado do Espírito Santo ao parasitismo de M. incognita raça 3 e M. javanica em casa de vegetação. Foram testados quatro genótipos resgatados de feijoeiro ("FORT-10", "FORT-13", "FORT-16" e "FORT-19"), e mais 2 cultivares comerciais: "Pérola"; e "Aporé". O cultivar "Rico-23" foi incluído como padrão de suscetibilidade aos nematóides e plantas não inoculadas constituíram a testemunha. Desta forma, o experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 (tratamentos considerando nematóides) x 7 (genótipos e cultivares de feijoeiros), com 7 repetições. Os dados foram mensurados aos 50 dias após a inoculação das plantas. Para a quantificação de danos foram avaliadas: altura das plantas (ALT), número de nós (NOS), número de folhas trifolioladas (NFT), peso da matéria fresca (PMF) e da matéria seca (PMS) da parte aérea, peso de raiz (PR), número de nódulos radiculares (NOD) e população final (PF) de nematóides por sistema radicular. Não foram observadas diferenças significativas entre os efeitos causados por M. incognita e M. javanica, porém ambas as espécies apresentaram valores inferiores quanto à ALT, NOS, NFT, PR, PMF e PMS em relação às testemunhas. Em relação aos níveis de resistência dos feijoeiros a M. incognita os feijoeiros "FORT-10", "FORT-13", "Aporé" e "FORT-16" comportaram-se como moderadamente resistente, as cultivares "Rico 23" e "Pérola" como pouco resistente e o genótipo "FORT-19" como altamente suscetível. Quando parasitados por M. javanica, os feijoeiros "FORT-19", "Rico 23", "FORT-16" e "FORT-13" foram pouco resistentes, "Pérola" e "Aporé" suscetíveis e "FORT-10" altamente suscetíveis.

Keywords : Redução do crescimento; resistência; feijoeiro; nematóides das galhas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English