SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Effect of water restrictors on the germination, radicle length and detection levels of Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides in cotton seedsYield losses caused by Tomato severe rugose virus (ToSRV) in pepper cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

CORREA, Paula Rachel Rabelo; AUER, Celso Garcia  and  SANTOS, Álvaro Figueredo dos. Patogenicidade de Sphaeropsis sapinea em árvores jovens de Araucaria angustifolia. Summa phytopathol. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 84-86. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052012000100014.

Sphaeropsis sapinea é um patógeno que causa seca de ponteiros e morte de árvores em plantios comerciais de coníferas do mundo. No Brasil, a literatura apresenta este fungo em mudas e toras de Araucaria angustifolia após a colheita, sem relatos de seca de ramos e de ponteiros. Este estudo teve como objetivo verificar a patogenicidade de S. sapinea em Araucaria angustifolia. O postulado de Koch foi realizado em 25 árvores com 2 anos de idade de A. angustifolia. Discos de micélio-ágar de um isolado agressivo obtido de Pinus taeda, retirado de culturas com 10 dias de idade, foram inoculados em ramos injuriados. Três ramos foram inoculados com o fungo, deixando-se um ramo como testemunha, por planta. Todas as plantas foram mantidas em casa de vegetação por 30 dias. Ramos com e sem sintomas foram colocados em câmara úmida, sob iluminação, para reisolar o patógeno. Oito árvores inoculadas apresentaram sintomas similares aos provocados pelo S. sapinea em pínus. O fungo foi reisolado de 68 % das árvores inoculadas. Confirmou-se a seca de ramos causado por S. sapinea em árvores jovens de araucária.

Keywords : araucária; patógeno; seca de ramos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese