SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Pathogenicity of Sphaeropsis sapinea in young trees of Araucaria angustifoliaInteraction between soil temperature, depths of sowing and seed treatment with fungicide in the emergence of maize plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

ROCHA, Kelly Cristina et al. Avaliação de danos causados pelo Tomato severe rugose virus (ToSRV) em cultivares de pimentão. Summa phytopathol. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 87-89. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052012000100015.

A espécie Tomato severe rugose virus (ToSRV) é a predominante em áreas de cultivo de pimentão no Estado de São Paulo. Sua ocorrência na cultura é relativamente recente de modo que não existem informações sobre os danos causados nesta cultura. Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a produtividade e qualidade dos frutos de pimentão de três cultivares (Magda, Amanda e Rubia R) quando infectadas com o ToSRV. Verificou-se acentuada redução no número de frutos e menor crescimento das plantas, porém, o ToSRV não influenciou significativamente na massa, diâmetro e comprimento dos frutos. Os resultados obtidos até o momento permitem concluir que o ToSRV causa danos em pimentão e que há necessidade de estudos visando resistência ao ToSRV.

Keywords : Bemisia tabaci; Begomovirus; Capsicum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese