SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Modified atmosphere in preserving the quality of 'Thompson Seedless' grapes and reducing Aspergillus rotWeather based warning systems for bean angular-leaf-spot and anthracnose author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Summa Phytopathologica

Print version ISSN 0100-5405

Abstract

MELO, Thiago Anchieta de; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Sousa; SILVA, Gilson Soares da  and  SOUSA, Rosa Maria Souto de. Produtos naturais aplicados para manejo de Meloidogyne incognita em tomateiros. Summa phytopathol. [online]. 2012, vol.38, n.3, pp. 223-227. ISSN 0100-5405.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-54052012000300007.

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de produtos naturais na expressão da resistência a Meloidogyne incognita em plantas de tomate produzidos organicamente. Os indutores Rocksil, Quitosana, Neemseto e Biopirol foram aplicados 5, 10 e 15 dias, em tratamentos independentes, antes da inoculação do patógeno através da pulverização foliar, utilizando-se duas dosagens para cada indutor. A inoculação do nematoide foi realizada 30 dias após o plantio, usando-se 5000 ovos/ planta. Avaliando-se o número de ovos e o fator de reprodução, 30 dias após a inoculação, observou-se que todos os tratamentos diferiram estatisticamente da testemunha, impedindo o aumento da população inicial do patógeno. Dentre os indutores, o indutor silicatado Rocksil foi o que apresentou os melhores resultados para o controle da meloidoginose em todas as épocas de aplicação e em todas as dosagens. Contudo, plantas tratadas com o produto apresentaram baixos pesos de parte aérea sugerindo que houve um custo adaptativo de resistência. Considerando-se o fator de reprodução não foram observadas diferenças estatísticas quando comparadas a dosagem e época de aplicação entre os indutores, com exceção da Quitosana aplicada aos 5 dias antes da inoculação e do Neemseto aplicado aos 15 dias antes da inoculação do nematóide.

Keywords : indução de resistência; indutores naturais; Meloidogyne incognita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese