SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Desenvolvimento de um modelo climático para a queima das pontas da cebolaCaracterização de isolados de Diplodia pinea da região Sul do Brasil por meio da compatibilidade micelial e de marcadores RAPD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

RODRIGUES, Vinícius William Borges; BUENO, Thays Vieira  e  TEBALDI, Nilvanira Donizete. Biofertilizantes no controle da mancha bacteriana (Xanthomonas spp.) do tomateiro. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.1, pp.94-96. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2094.

A mancha bacteriana do tomateiro, causada por quatro espécies de Xanthomonas pode provocar perdas significativas na produção da cultura e a utilização de biofertilizantes na proteção de plantas tende a reduzir a incidência de doenças. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos biofertilizantes no controle preventivo e curativo da mancha bacteriana do tomateiro. Para o controle preventivo da doença, plantas de tomate cultivar Santa Cruz Kada, com 3 a 4 folhas foram pulverizadas com os biofertilizantes (Soil-Set, Agro-Mos e Cop-R-Quick) e água (testemunha); e dois dias após foram inoculadas por aspersão com a suspensão bacteriana nas concentrações 109 UFC mL-1 (OD550=0,5) e 106UFC mL-1, com o isolado UFU A35 de Xanthomonas sp. Para o controle curativo, as plantas foram inoculadas com a suspensão bacteriana, e dois dias após foram pulverizadas com os biofertilizantes e água. A severidade da mancha bacteriana foi avaliada usando uma escala diagramática; aos 3, 5, 8, 11 e 14 dias após a inoculação e calculada a área abaixo da curva de progresso de doença (AACPD). O controle preventivo foi mais eficiente no manejo da mancha bacteriana do tomateiro, e os diferentes biofertilizantes reduziram a severidade da doença.

Palavras-chave : Solanum lycopersicum; Xanthomonas euvesicatoria; X. gardneri; X. perforans; X. vesicatoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )