SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Caracterização de isolados de Diplodia pinea da região Sul do Brasil por meio da compatibilidade micelial e de marcadores RAPDModelo climático para previsão do míldio da cebola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

FIRMINO, Ana Carolina et al. Identification of Fusicoccum species causing rot in avocado fruits. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.1, pp.100-102. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2051.

Fungos do gênero Fusicoccum são conhecidos por causarem podridão peduncular em várias frutas, como manga, goiaba, pêssego e abacate. Diversas espécies deste fungo são relatadas como patogênicos ao abacate (Perseaamericana) em diversos países. Com base nesta informação, o presente trabalho teve o objetivo de identificar espécies de Fusicoccum relacionadas com podridão em frutos de abacateiro no Estado de São Paulo. Foram coletadas amostras (frutos apresentando podridão) das regiões de Bauru, Bernadino de Campos e Piraju. Todos os isolados obtidos tiveram sua patogenicidade confirmada através de inoculação em abacates sadios. Após a confirmação de sua patogenicidade, estes isolados tiveram seu DNA extraído e a região ITS-5.8S rDNA foi amplificada. Após edição, estas sequências foram utilizadas para procurar sequências similares no NCBI. Onze amostras foram identificadas como N.parvum e as outras foram identificadas como Botryosphaeria dothidea (F.aesculi). Ambas as espécies foram encontradas em todas as regiões de coleta.

Palavras-chave : characterization; fungus; postharvest; Persea americana.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )