SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Identificação de espécies de Fusicoccum causadoras de podridão em frutos de abacateEfeito de óleo essencial de laranja associados a fungicidas no controle de doenças foliares do trigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

MARCUZZO, Leandro Luiz  e  REIS, Erlei Melo. Modelo climático para previsão do míldio da cebola. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.1, pp.103-104. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2028.

A partir de dados publicados na literatura, elaborou-se um modelo de previsão do míldio da cebola, causado por Peronospora destructor. O modelo desenvolvido baseia-se nas condições climáticas favoráveis para o processo infeccioso, baseado na temperatura e na duração do molhamento foliar. Obteve-se a interação que representa os dois fatores sobre a probabilidade de infecção. Com auxílio da planilha eletrônica Excell, calculou-se a duração do período de molhamento foliar para obter diferentes probabilidades de infecção do patógenos em diferentes temperaturas. Com os dados foi elaborada uma tabela que poderá ser usada na programação computacional que registra a duração do período de molhamento foliar e a temperatura média e automaticamente o valor diário de probabilidade de ocorrência de infecção. O modelo será validado em experimentos conduzidos no campo e com infecção natural, em Rio do Sul, SC.

Palavras-chave : Allium cepa; Peronospora destructor; previsão de doenças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )