SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Antese, o processo infeccioso e curvas de progresso da giberela em trigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

GONCALVES-ZULIANI, Aline Maria Orbolato et al. Reação de folhas destacadas de diferentes variedades de laranja doce à inoculação de Xanthomonas citri subsp. citri. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.125-133. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2143.

Genótipos de citros mostram uma gama de resistência à infecção de Xanthomonas citri subsp. citri (Xcc), agente causal do cancro cítrico asiático (ACC). O objetivo deste estudo foi avaliar um método de inoculação em folha destacada para comparar nove genótipos diferentes de citros que apresentam graus de resistência à ACC e, avaliar a infecção, colonização e desenvolvimento de sintomas das variedades utilizando Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A inoculação de Xcc em folhas foi realizada através de ferimentos produzidos com agulhas. Aos 7, 10 e 13 dias após a inoculação (DAI), diâmetros de lesão foram mensurados. A variedade Pêra IAC foi a mais resistente ao patógeno e apresentou lesões com menor diâmetro e a variedade Washington foi a mais suscetível e apresentou as maiores lesões, indicando baixa resistência à Xcc. As imagens de MEV foram feitas no desenvolvimento da lesão, e secções foram cortadas a partir das lesões da doença nas variedades testadas. A variedade mais resistente, Pêra IAC, teve aberturas estomáticas menores e produziram uma maior quantidade de exsudados foliares em comparação com a variedade Washington. Nossa hipótese é que os exsudados podem conter compostos tóxicos de Xcc e, portanto, pode ser um mecanismo de defesa para a infecção por Xcc, embora novas pesquisas são necessárias para estabelecer quaisquer efeitos antibióticos de exsudato contra o cancro cítrico.

Palavras-chave : Cancro cítrico; inoculação; Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )