SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Reação de folhas destacadas de diferentes variedades de laranja doce à inoculação de Xanthomonas citri subsp. citriReação de genótipos de Stylosanthes capitata à antracnose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

REIS, Erlei Melo; BOARETO, Cristina; DANELLI, Anderson Luiz Durante  e  ZOLDAN, Sandra Maria. Antese, o processo infeccioso e curvas de progresso da giberela em trigo. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.134-139. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2075.

A giberela do trigo (Triticum aestivum) causada pelo fungo Gibberella zeae, é uma doença de infecção floral causando danos quantitativos e qualitativos, em cereais de inverno. No Brasil, a situação sanitária do trigo tem levado a pesquisa a desenvolver estratégias para a produção sustentável, mesmo sob condições climáticas adversas. Visando a ampliar o conhecimento da relação da presença de anteras com o processo infeccioso, o progresso da doença e os fungos saprofíticos presentes nas anteras do trigo, foram conduzidos experimentos na área experimental da UPF, com o cultivar Marfim na safra 2011. Foram avaliadas a incidência da doença em espigas e em espiguetas. A presença das anteras presas aumentou o período de exposição das espigas ao inóculo. A incidência final da giberela, no campo, foi dependente da presença das anteras presas. A doença seguiu um padrão de agregação, aumentando a evolução da doença no tempo, aparentemente apresentando crescimento em função de ciclos secundários. Os fungos isolados de anteras presas (Alternaria sp., Fusarium sp., Drechslera spp. e Epicoccum sp.) não competiram pelo sítio de infecção da giberela em trigo, não interferindo na incidência de F. graminearum.

Palavras-chave : Epidemiologia; Fusarium graminearum; fusariose; Gibberella zeae; Triticum aestivum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )