SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Bioatividade de indutores de resistência no manejo da antracnose da goiabeira (Psidium guajava L.)Uso de produtos naturais no controle de antracnose causado por Colletotrichum gloeosporioides em mamão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

LINHARES, Cheyla Magdala de Sousa et al. Efeito de coberturas do solo sobre a sobrevivência de Macrophomina phaseolina no feijão-caupi. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.155-159. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2104.

Com o objetivo de avaliar a sobrevivência de Macrophomina phaseolina em solo submetido a diferentes coberturas, conduziu-se dois experimentos em casa de vegetação, no delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2, com cinco coberturas (Brachiaria brizantha, Pennisetum glaucum, Crotalaria spectabilis, solo coberto com filme de polietileno e solo sem cobertura) e solo esterilizado e não esterilizado. No primeiro experimento, as plantas foram cultivadas em vasos e dessecadas, para posterior plantio do feijão-caupi e no segundo, a semeadura da cultura foi realizada em sucessão ao primeiro cultivo. Nos dois experimentos foram colocadas em cada vaso a 10 cm de profundidade, no dia do plantio da cultura, quatro bolsas de tecido contendo, cada uma, 10 gramas de inóculo de M. phaseolina, das quais, duas foram retiradas aos 30 dias após o plantio e duas no final do ciclo da cultura, para posterior plaqueamento e determinação da sobrevivência. Realizou-se também o monitoramento das temperaturas máximas e mínimas diárias do solo. Os tratamentos com solo coberto com material vegetal apresentaram menor elevação da temperatura em relação ao solo coberto com filme de polietileno e sem cobertura, que elevaram a temperatura em até 5,9 e 3,9 ºC, respectivamente, em relação ao solo coberto com palhada de P. glaucum. O solo coberto com filme de polietileno e sem cobertura apresentaram maiores taxas de sobrevivência de M. phaseolina e o solo coberto com palhada de P. glaucum a menor taxa. Maior sobrevivência foi observada no solo não esterilizado.

Palavras-chave : Vigna unguiculata (L.); Cobertura do solo; Patógeno radicular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )