SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Estudos de três meios de cultura axênicos para a ferrugem das mirtáceasLongevidade de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum na superfície do solo no campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

MOURA, Bianca; BOLLER, Walter  e  DEUNER, Carolina Cardoso. Concentração inibitória in vitro de fungicidas a isolados de Phakopsora pachyrhizi. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.170-171. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2097.

Em ensaios in vitro, foram obtidos os valores da CI50 de oito fungicidas para o controle de Phakopsora pachyrhizi provenientes de Passo Fundo, RS, Ponta Grossa, PR e Primavera do Leste, MT. Diferentes concentrações dos fungicidas foram incorporadas ao meio ágar-extrato de folhas de soja em placas de Petri. Um mL da suspensão de uredosporos de P. pachyrhizi na concentração de 3,0 x 104 uredosporos/mL foi acrescentada a cada placa, para posterior quantificação da viabilidade. Somente a piraclostrobina e a mistura trifloxistrobina + protioconazol apresentaram valores de CI50 inferiores a 1,0 mg/L para todos os isolados testados, demonstrando alta fungitoxicidade. Não houve perda de sensibilidade a nenhum dos fungicidas testados.

Palavras-chave : CI50; ferrugem-asiática-da-soja; fungitoxicidade; perda de sensibilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )