SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Variabilidade espacial de Meloidogyne javanica em soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

ROCHA SOBRINHO, Geraldo Gomes et al. Efeito de fosfito de potássio no crescimento e na densidade micelial do Fusarium solani do maracujazeiro. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.180-182. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2139.

Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de fosfito de potássio sobre o crescimento e a densidade micelial de Fusarium solani isolado de maracujazeiros. A verificação do efeito de fosfito de potássio sobre F. solani consistiu na diluição de 0, 1, 10, 50, 100, 250, 500, 750 e 1000 ppm do produto em BDA, com posterior avaliação do crescimento e da densidade micelial do fungo. A influência do pH do meio BDA, no crescimento de F. solani, foi testada pela diluição de ácido clorídrico no meio até a obtenção dos valores de pH idênticos àqueles das placas contendo as concentrações de fosfito de potássio. Após dez dias de incubação foi medido o crescimento do fungo. A mensuração da densidade micelial de F. solani foi realizada por meio da leitura de absorbância a 405 nm, de discos contendo micélio do fungo, em leitor de ELISA. O efeito fungicida ou fungistático de fosfito de potássio foi testado repicando-se o F. solani, proveniente das concentrações que o inibiu, para meio BDA puro e observando o seu posterior crescimento ou não. O fosfito de potássio inibiu o crescimento e a densidade micelial de F. solani, significativamente, a partir de 50 ppm. Não houve diferença significativa no crescimento de F. solani dentro da faixa de pH testada. O F. solani cresceu em meio BDA puro, após ser repicado do meio de cultura contendo as concentrações de fosfito de potássio que o inibiu, indicando ser um efeito fungistático do mesmo sobre o fungo.

Palavras-chave : Podridão do colo e raízes; controle alternativo; fusariose; maracujá.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )