SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Identificação de isolados de Citrus tristeza virus (CTV) protetivos para Citrus sinensis (L.) Osbeck índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

FRANZENER, Gilmar et al. Indução de enzimas de defesa e controle de antracnose em pepino por extratos aquosos de Corymbia citriodora aqueous extract. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.1, pp.10-16. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2218.

Compostos secundários de plantas medicinais podem ativar mecanismos de defesa em plantas contra patógenos. O extrato aquoso (EA) de Corymbia citriodora têm manifestado essa atividade, mas são escassas informações dos mecanismos de ação envolvidos. Assim, esse trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do EA na indução de enzimas de defesa e na proteção de pepino à Colletotrichum lagenarium. Para tanto, o EA, autoclavado ou não, foi avaliado quanto a capacidade de proteção e indução de peroxidases, polifenoloxidases, quitinases e b-1,3 glucanases e fenilalanina amônialiase. Água destilada e acibenzolar-S-metil (50 mg i.a. L-1) foram utilizados como testemunhas. Também foi avaliado o efeito do EA nas concentrações de 1, 5, 10, 15 e 20%, bem como o efeito local e sistêmico, e de uma ou duas aplicações. A inoculação do patógeno ou a coleta de amostras para determinação da atividade enzimática foi realizada 72 horas após os tratamentos. O EA reduziu a severidade de C. lagenarium e induziu peroxidases e β-1,3-glucanases em 37,6, 67,2 e 122,7%, respectivamente. Houve redução na severidade da doença e aumento de peroxidases a partir da concentração de 5% do EA. Este apresentou somente efeito local, com maior redução na severidade quando em duas aplicações. Estes resultados sugerem o efeito indutor de resistência do EA em pepino com indução de peroxidases e β-1,3-glucanases.

Palavras-chave : Indução de resistência; controle alternativo; planta medicinal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )