SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Antagonismo de Trichoderma spp. ao agente etiológico da Murcha de Ceratocystis em cacaueiroUm isolado atípico do Lettuce mosaic virus que contorna o gene mo12 em alface índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

SOARES, Rafael Moreira  e  MARINGONI, Antonio Carlos. Eficácia de Fusarium spp. no controle da murcha-de-curtobacterium do feijoeiro. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.1, pp.79-82. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/168402.

O presente trabalho teve como objetivos avaliar a ação inibitória de Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli e Fusarium spp. in vitro sobre isolados de Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens (Cff) e ação de Fusarium spp. no controle da murcha-de-curtobacteriurn, em plantas de feijoeiro cultivar IAC Carioca, conduzidas em vaso com substrato infestado pelo fungo em quatro concentrações. Os isolados de F. oxysporum f. sp. phaseoli e Fusarium spp. cultivados sobre discos de papel-de-filtro em meio de cultura agarizado produziram metabólitos que inibiram o crescimento dos isolados de Cff. Porém, extratos obtidos por filtragem de cultivos dos isolados fúngicos em meio líquido não inibiram, in vitro, o crescimento dos isolados de Cff. Os isolados de Fusarium spp. infestados no substrato, independente da concentração utilizada, não foram eficazes no controle da murcha-de-curtobacterium nas plantas de feijoeiro.

Palavras-chave : Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens; controle biológico; Phaseolus vulgaris; indução de resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )