SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Elaboração e validação de escala diagramática para mancha de oídio em alface índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

VIVAS, Marcelo et al. Diversidade genética entre linhagens de mamoeiro e sua correlação com heterose em híbridos para resistência à doença e características morfoagronômicas. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.2, pp.110-115. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/176828.

Neste trabalho, objetivou-se verificar se a divergência genética entre as linhagens de mamoeiro, obtida por marcadores moleculares, é correlacionada com a heterose dos híbridos para características relacionadas à produção, qualidade de frutos e resistência a doenças. Oito genitores e 56 híbridos obtidos dos cruzamentos em esquema dialélico, foram avaliados em blocos casualizados, com quatro repetições. Quantificaram-se o número de frutos comerciais (NCF), o peso médio do fruto (AFW), a produtividade (PROD), a firmeza do fruto (FIRM), o sólido solúvel total (TSS) e as severidades de pinta-preta em folha (BSS) e fruto (BSSFr), mancha-de-phoma (PSS) e oídio em folha (PMS) em folha. Estimaram-se as correlações entre a divergência genética obtida por SSR e a heterose estimada para cada característica em quatro possibilidades de cruzamentos dentro do dialelo: i) todos os cruzamentos; ii) entre genitores do grupo Solo; iii) entre genitores do grupo Formosa; e, iv) entre os genitores do grupo Solo com Formosa e Formosa com Solo. Os resultados indicam a possibilidade de se explorar a heterose tanto em cruzamentos entre grupo quanto em cruzamentos dentro de grupo. A baixa magnitude das estimativas de correlação entre heterose e características morfológicas dos híbridos com a distância genética obtida por SSR nos genitores, indica que não é possível fazer inferências sobre o comportamento dos híbridos a partir da divergência genética entre genitores.

Palavras-chave : Carica papaya; Dialelo; Hibridação; Melhoramento de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )