SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Produção de inóculo e avaliação de temperatura e molhamento para inoculação de Passalora sojina em soja. Fosfitos, acibenzolar-S-methyl e fungicidas no controle de patógenos biotróficos do trigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

MARINHO, Glaucio Juan Passos; KLEIN, Denise Espellet  e  CESAR LUIS JUNIOR, Siqueira. Avaliação de extrato foliar de saboeiro (Sapindus saponaria L.) contra anthracnose em frutos de mamoeiro. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.2, pp.127-131. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/175605.

Os fungicidas químicos fornecem meios primários para o controle da infecção fúngica de frutas e legumes no período pós-colheita. A exploração de produtos naturais para controlar a deterioração e prolongar o tempo de armazenamento de alimentos perecíveis tem recebido mais atenção. Neste trabalho, extratos hidroetanólicos de folhas de saboeiro (Sapindus saponaria L.) foram analisados quanto a sua atividade inibitória contra o fungo Colletotrichum gloeosporioides, agente causador da antracnose em frutos de mamoeiro. Para avaliar a atividade antifúngica do extrato vegetal, este foi incorporado em meio de batata-dextrose-agar (BDA) à diferentes concentrações (10, 50 e 100 mg mL-1), e a inibição do crescimento micelial, inibição de produção de esporos e mudanças morfológicas foram avaliadas à temperatura ambiente após sete dias. A eficácia do extrato foi observada quando foram utilizados 50 mg mL-1 e 100 mg mL-1 do extrato, resultando em redução de crescimento micelial (. <0.05). À 50 mg mL-1, o extrato causa alterações morfológicas com a redução do tamanho das hifas que se tornam mais curtas e mais ramificadas. À 100 mg mL-1 de extrato, os danos na estrutura da hifa foram mais severos, causando ruptura micelial. O tratamento in vivo com 100 mg mL-1 de extrato impediu o desenvolvimento de sintomas de antracnose em frutos de mamão frescos. O extrato de folha de saboeiro tem uma forte atividade inibitória contra C. gloeosporioides, impedindo o crescimento micelial e reduzindo o aparecimento de sintomas de antracnose. Em conjunto, estes resultados demonstraram o seu potencial do extrato como fungicida natural constituindo uma medida alternativa para o controle da doença em frutos de mamoeiro.

Palavras-chave : pós-colheita; extrato vegetal; Colletotrichum gloeosporioides.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )