SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Interferência de Meloidogyne javanica na reprodução de Pratylenchus brachyurus em soja cultivar BRS/MT pintado.Efeito de extratos vegetais aplicado em solo sobre Sclerotinia sclerotiorum e sobre feijoeiro comum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

LINHARES, Cheyla Magdala de Sousa et al. Efeito de coberturas do solo sobre a podridão cinzenta do caule em Vigna unguiculata. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.2, pp.148-155. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/174041.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de coberturas do solo sobre a incidência e severidade da podridão cinzenta do caule em feijão-caupi. Foram conduzidos dois ensaios em esquema fatorial 5 x 2 x 2, com cinco coberturas de solo (Brachiaria brizantha (Braquiária), Pennisetum glaucum (Milheto), Crotalaria spectabilis (Crotalária), filme de polietileno e solo sem cobertura), duas formas de utilização do solo (esterilizado e não esterilizado) e duas condições de infestação do solo (infestado e não infestado com Macrophomina phaseolina). No primeiro experimento, as plantas de cobertura foram cultivadas em vasos e dessecadas com glifosato, para posterior plantio do caupi. O segundo consistiu do novo plantio do caupi nos mesmos vasos. A avaliação da incidência e severidade da doença foi realizada aos 60 dias após o plantio. Determinou-se a massa seca do feijão em estufa e o monitoramento da temperatura do solo com dataloggers Campbell CR 1000. Os tratamentos com cobertura vegetal reduziram o aquecimento e a amplitude térmica em relação ao solo sem cobertura. O filme de polietileno proporcionou incremento nos referidos índices. No primeiro cultivo, o P. glaucum proporcionou a maior produção de massa da matéria seca do feijão-caupi. A massa de matéria seca das plantas de feijão-caupi foi maior em solo não esterilizado. O solo não esterilizado e infestado com M. phaseolina causou maior incidência da doença. Em solo não esterilizado, B. brizantha foi a cobertura que proporcionou maior incidência da doença.

Palavras-chave : Cobertura vegetal; Macrophomina phaseolina; Incidência; Severidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )