SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Efeito de coberturas do solo sobre a podridão cinzenta do caule em Vigna unguiculataAlternativas no controle da mancha marrom de alternaria em tangerineira ‘Dancy’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

ZANELLA, Cláudia de Souza; GAVASSONI, Walber Luiz; BACCHI, Lilian Maria Arruda  e  FORMAGIO, Anelise Samara Nazari. Efeito de extratos vegetais aplicado em solo sobre Sclerotinia sclerotiorum e sobre feijoeiro comum. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.2, pp.156-163. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2187.

O patógeno Sclerotinia Sclerotiorum pode atacar mais de 400 espécies de plantas, como batata, soja, girassol, entre outras. Objetivou-se identificar a proporção solo:areia mais adequada para a germinação carpogênica de escleródios de S. sclerotiorum, avaliar o efeito de extratos vegetais e suas frações sobre a germinação carpogênica do patógeno e sobre plantas de feijoeiro. Para os experimentos de identificação da melhor proporção solo:areia, calculou-se a porcentagem de germinação carpogênica. Para a avaliação do efeito de extratos vegetais e frações sobre escleródios, estes foram aplicados no dia da instalação do ensaio e 30 dias após a instalação do ensaio no substrato solo:areia (1:1) infestado com escleródios. Para avaliar o efeito dos extratos vegetais e frações sobre feijoeiro, os extratos vegetais foram aplicados via pulverização sobre as plantas, aos 30 dias após a semeadura. Os escleródios apresentaram maior germinação carpogênica na proporção 1:1 e 1:2 do substrato solo:areia. Houve menor germinação carpogênica sob a fração acetato de etila de ervilhaca e fração acetato de etila de S. terebinthifolius, quando estes foram aplicados aos 30 dias após a instalação do ensaio. Os extratos não apresentaram fitotoxicidade ao feijoeiro.

Palavras-chave : Mofo-branco; controle alternativo; escleródios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )