SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Métodos de inoculação, agressividade de isolados e resistência de progênies de pupunheira à Phytophthora palmivoraDetecção de Leifsonia xyli subsp. xyli em mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

VERGACAS, Pedro Siefer Raggio et al. Levantamento de Phaeomoniella chlamydospora em plantas daninhas de vinhedo. Summa Phytopathologica,. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.3, pp.218-222. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/180135.

A doença de Petri é grave, complexa e de difícil controle em videiras no mundo. O principal agente causal desta doença é o fungo Phaeomoniella chlamydospora. Este fungo ocorre também na planta daninha de vinhedo Convolvulus arvensis. No Brasil, este fungo foi encontrado somente em videiras. Assim, o objetivo do presente estudo foi efetuar um levantamento fitossociológico de plantas daninhas em uma área com diferentes cavalos de videiras, em um campo de produção de mudas, em uma área experimental com videira e em diferentes áreas com plantio comercial de videira e verificar quais espécies poderiam estar hospedando o fungo P. chlamydospora. Para o levantamento fitossociológico das plantas daninhas, lançava-se um quadrado ao acaso, por dez vezes, no local, contando, identificando e amostrando todas as espécies. Para verificar as espécies hospedeiras do fungo, realizou-se isolamento do tecido vascular das plantas em meios de cultura e extração de DNA do mesmo tecido vegetal seguido de PCR com primers específicos do fungo do gene do fator de elongação (Pchlamy-EF-F 5’-CTCATTATCACATTTTGCTGC-3’ e Pchlamy-EF-R 5’-GAGAACAGTCAGTGATGAGC-3’). Em todo o levantamento, foram detectadas 46 espécies de plantas daninhas em 17 famílias, destacando-se as famílias Asteraceae e Poaceae com o maior número de espécies cada. Não foi detectado de maneira convencional e nem molecularmente o fungo P. chlamydospora infectando plantas daninhas, ressaltando a ocorrência da doença de Petri apenas em videiras.

Palavras-chave : doenças de tronco; Vitis; fontes de inóculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )