SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Geostatistical analysis of bacterial blight in coffee tree seedlings in the nurseryDevelopment and validation of a standard area diagram set to evaluate bacterial blight on yellow passion fruit leaves índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

CHECHI, Amanda et al. Leaf area, spray volumes and applicable quantities of fungicide during the protection period for control of Asian soybean rust. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.4, pp.326-331. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/174517.

O objetivo deste trabalho foi verificar a influência do índice de área foliar, volumes de calda e de doses de fungicidas no período de proteção e no controle da ferrugem-asiática-da-soja. Os ensaios foram conduzidos a campo e em laboratório, entre 2014 e 2016. Variou-se a dose e o volume de calda na aplicação de fungicidas sobre plantas de soja com diferentes índices de área foliar. Também foi realizado um ensaio com simulação de chuva em diferentes momentos após a aplicação de fungicidas. O volume de calda e a dose do fungicida devem ser adequados de acordo com o índice de área foliar da cultivar. Quanto mais próximo do momento da aplicação a chuva ocorrer, menor o controle obtido pela aplicação do fungicida. O índice de área foliar, as doses e os volumes de calda influenciam o período de proteção de fungicidas e no controle da ferrugem-asiática-da-soja.

Palavras-chave : Phakopsora pachyrhizi; simulação de chuva; tecnologia de aplicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )