SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Identification of the causal agent of “pata seca” in pepper crop production areas of EcuadorPotencial de progênies dioicas de mamoeiro para resistência à oídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

ANJOS, Isabela Vera dos et al. Reação de acessos de Capsicum spp. ao fungo Fusarium solani. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.4, pp.344-349. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/189662.

O gênero Capsicum pertencente à família das Solanaceae, é originário da América do Sul sendo cultivado em todo o mundo. As pimentas Capsicum são acometidas por diversas doenças. Dentre estas, destaca-se a podridão do colo, causada pelo fungo Fusarium solani. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de identificar na coleção Capsicum constituída por 18 acessos, fontes de resistência ao patógeno F. solani. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em delineamento utilizado de blocos casualizados com 18 tratamentos, 3 blocos e 3 plantas por unidade experimental. Para a inoculação foram utilizadas plantas com 51 dias de idade. A metodologia utilizada foi de imersão de raízes com desbaste em uma suspensão de conídios com 1x106 conídios/ml pelo período de 24 horas e transplante em substrato comercial. As notas foram transformadas por índice de McKinney, para o cálculo da área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias foram agrupadas pelo teste de Scott-Knott e dispersão gráfica. Os acessos resistentes ao patógeno, foram: UNEMAT – 115 (C. frutescens) e UNEMAT- 173 (C.chinense). Os acessos que apresentaram maior suscetibilidade ao patógeno foram; UNEMAT- 134 (C. baccatum var. pendulum) e UNEMAT- 140 (C. frutescens). Conclui-se que há variabilidade genética na coleção quanto à resistência ao patógeno e que a metodologia da imersão (dipping) foi eficaz na discriminação da resistência/suscetiblidade Capsicum spp. ao patógeno.

Palavras-chave : resistência; inoculação; imersão de raízes; doença.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )