SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Controle de pinta preta e de mancha bacteriana em tomateiro por extrato formulado de Rosmarinus officinalisViabilidade e controle de Fusarium graminearum em sementes de cevada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

ROCHA, Iara Silva et al. Distribuição espaço - temporal de sclerotinia sclerotiorum em campo de feijoeiro tratado com diferentes métodos de controle foliar. Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.4, pp.361-367. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/170227.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a distribuição espaço-temporal de Sclerotinia sclerotiorum em campo de feijoeiro tratado com diferentes métodos de controle foliar. O feijão cultivar Pérola foi cultivado em regime de Pivô Central [safra de inverno (seca), 2015] na Fazenda São José, Cristalina, Góias. Foram aplicados nove tipos de tratamentos representados por fungicidas e agentes de controle biológico, ministrados em quatro aplicações, conduzidas em seis blocos (DBC), totalizando 54 unidades experimentais. Na área experimental avaliou-se a distribuição espacial do inóculo infuenciado pelos tratamentos aos 39 dias após o plantio (DAP), 46 DAP, 53 DAP, 60 DAP, 67 DAP e 74 DAP. Para este estudo avaliou-se a incidência do mofo-branco (%IMB) nos quadrantes (36 m2), sendo calculado a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) e a produtividade (P) aos 87 DAP. Os valores de %IMB, AACPD e P foram organizados em matrizes X(m), Y(m) e Z (%) para construção de mapas de distribuição. Tanto no ciclo vegetativo como reprodutivo da cultura, os focos de incidência da doença mudaram de posição espacial e aumentaram aleatoriamente a incidência miceliogênica e carpogênica na área avaliada. O emprego de medidas sanitárias de controle do mofo branco influencia na dinâmica de dispersão do mofo-branco do feijoeiro.

Palavras-chave : mofo-branco; dispersão espacial; incidência; ciclo miceliogênico; ciclo carpogênico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )