SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Crescimento micelial radial e esporulação de isolados de Corynespora cassiicolaReação de cultivares de goiabeiras à Pratylenchus brachyurus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

MOREIRA, Francisco José Carvalho et al. Reação de genótipos de feijão guandu (Cajanus cajan (L.) Millspaugh) ao nematoide das galhas (Meloidogyne enterolobii). Summa phytopathol. [online]. 2018, vol.44, n.4, pp.380-385. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/170978.

A avaliação de genótipos de feijão guandu como antagônico, resistente ou tolerante ao nematoide das galhas (Meloidogyne enterolobii), pode elevar o potencial multiuso dessa leguminosa e verificar a reação de genótipos a esse fitopatógeno, considerado um dos mais agressivos do gênero, se faz necessário devido à sua ampla disseminação e escassez de controle no território nacional. Assim este trabalho teve por objetivo avaliar a reação de seis genótipos de feijão guandu (Cajanus cajan) ao patógeno M. enterolobii. A avaliação final das plantas ocorreu 80 dias após a inoculação dos fitopatógenos, na qual foram mensuradas variáveis de desenvolvimento das plantas: altura da planta, número de hastes, peso da matéria fresca da raiz e peso da matéria seca. Assim como também variáveis de desenvolvimento do nematoide M. enterolobii: número de galhas, índice de massas de ovos, fator de reprodução e redução do fator de reprodução. A hospedabilidade dos genótipos de feijão guandu foi avaliada por meio de cinco critérios classificatórios de distintos ajuizamentos. Para a produção de forragem, três genótipos foram moderadamente resistentes a M. enterolobii, FGSob/14-09, FGg59-95/14-37 e FG CAM/14-49. No entanto, os genótipos de feijão guandu não se enquadraram como plantas antagonistas, apresentando suscetibilidade ao fitopatógeno.

Palavras-chave : Fitopatógeno; Semiárido; Leguminosa Forrageira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )