SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Mancha areolada de Thanatephorus da seringueira na Amazônia: identificação filogenética e variação genética em populações do patógenoCompostos voláteis de fungos conidiais sapróbios da Amazônia Meridional no controle in vitro de fitopatógenos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

REZENDE, Eduardo Henrique et al. Avaliação da resistência de progênies de Eucalyptus grandis para mancha foliar de Cylindrocladium e Kirramyces. Summa phytopathol. [online]. 2019, vol.45, n.3, pp.295-301.  Epub 14-Out-2019. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/191990.

Durante o cultivo do eucalipto existem várias doenças que podem limitar sua produtividade, tal como as manchas foliares causadas por Cylindrocladium spp. e Kirramyces epicoccoides. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a resistência de progênies de Eucalyptus grandis a estas doenças. O teste de progênie com 176 progênies e três testemunhas comerciais para comparação foi instalado em dois locais: Anhembi e Itatinga, estado de São Paulo, Brasil. As avaliações de incidência e severidade de mancha foliar foram realizadas, aos 12 e 24 meses de idade (Anhembi) e aos 15 e 27 meses de idade (Itatinga). A severidade foi avaliada com uma escala que variou de um (sadia) a cinco (desfolha até 2/3 da copa). A incidência e severidade média obtida pelas progênies foram comparadas com as testemunhas (variedades comerciais) e entre locais. Foi realizado também a espacialização da doença nas áreas do teste. Algumas progênies apresentaram severidade média menor às testemunhas comerciais, indicando potencial para uso em programas de melhoramento para resistência à mancha foliar. Existe variação entre as progênies em relação a resistência a mancha foliar, logo a possibilidade de se obter ganhos com a seleção entre as melhores progênies.

Palavras-chave : doença foliar; eucalipto; fungos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )