SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Interação entre Fusarium solani, Macrophomina phaseolina e Rhizoctonia solani como patógenos causadores de podridão radicular em Cucumis meloExoenzimas como fator de patogenicidade em Colletotrichum gloeosporioides associado a cafeeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405versão On-line ISSN 1980-5454

Resumo

DANELLI, Anderson Luiz Durante et al. Monitoramento de inóculo no ar de Pyricularia sp. em Passo Fundo Rio Grande do Sul – Brasil. Summa phytopathol. [online]. 2019, vol.45, n.4, pp.361-367.  Epub 17-Jan-2020. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/178086.

O fungo Pyricularia sp. agente causal da brusone do trigo, produz conídios hialinos, secos e leves que podem ser removidos das lesões esporulativas pelo vento, e transportados a longas distâncias. Foram conduzidos experimentos com o objetivo de determinar (a) a relação entre variáveis meteorológicas e a quantidade de conídios de Pyricularia sp. no ar e (b) e obter dados técnicos que possam ser usados na elaboração de modelos de previsão de brusone. No período entre 2 de fevereiro de 2013 e 7 de junho de 2014, foi monitorado o número de conídios de Pyricularia sp. no ar, com o auxílio de armadilha coletora de esporos e lâminas de vidro untadas com vaselina. Neste período, foram registradas de hora em hora algumas variáveis climáticas, presentes durante a captura dos esporos. Os dados foram explorados através do uso de árvores de classificação, e relações entre preditores à base de variáveis climáticas e número de conídios capturados dia-1. Os preditores mais fortes foram umidade relativa do ar média, temperatura média diária, precipitação menor que 5 mm dia-1 e números de horas em que a temperatura estava entre 15 e 35 °C e umidade relativa do ar > 93%.

Palavras-chave : Triticum aestivum; Oryza sativa; fatores climáticos; modelos preditivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )