SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2-3A TEORIA DE CURRÍCULO E A DISCUSSÃO DO CURRÍCULO MÉDICODeficiências e Necessidades em Educação Médica Continuada de Pediatras em Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

GARCIA, Maria Alice Amorim; PACHIONI, Adriana Maria  y  DOMINGUES, Patricia. O Aluno de Medicina em Serviços Docente-Assistenciais da Rede Básica. Rev. bras. educ. med. [online]. 1998, vol.22, n.2-3, pp.48-57.  Epub 21-Oct-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v22.2-3-006.

Investiga-se o ensino da Saúde Coletiva na graduação em Medicina, por meio de um estudo de caso do projeto pedagógico do Departamento de Medicina Social e Preventiva da PUC-Campinas. Analisa-se a disciplina Programa Integrado em Saúde Coletiva, a qual é ministrada ao quinto ano em serviços básicos da rede municipal. Para avaliar o cumprimento de objetivos e possíveis mudanças de atitudes, realizou-se uma análise qualitativa dos depoimentos de alunos que haviam cursado a disciplina no ano anterior à pesquisa. Observou-se que, a cada turma, o estágio adquire características próprias, tendo, em geral, superado as expectativas, possibilitando o reconhecimento do papel do atendimento primário na ordenação de um sistema de saúde resolutivo e de qualidade. Os conteúdos relativos às relações com os pacientes, à integralidade, à interdisciplinaridade e ao contato com a realidade social Foram considerados proveitosos por se tratar de conhecimentos “novos” e por permitirem mudanças de atitude. Entre as conclusões, registra-se a importância da inserção da escola médica junto aos serviços da rede e a necessidade da integração vertical e horizontal do curso para a superação da dicotomia teórico-prática.

Palabras clave : Docência-assistência; Atenção primária à saúde; Ensino da Medicina Preventiva; Avaliação do processo de ensino-aprendizagem; Análise qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )