Acessibilidade / Reportar erro

Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?

Professors' Knowledge and the Teaching of Radiology at the Medical School of the Federal University in Rio de Janeiro (UFRJ): a Life Experiência, or Merely a Teaching Exercise?

Resumo:

Este trabalho é um relato da experiência que o docente do Departamento de Radiologia da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Hospital Universitário Clementina Fraga Filho tem com o ensino da disciplina. A partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos vinte quatro docentes, através das quais foram coletados os dados que permitiram classificar os diferentes saberes acumulados pelo corpo docente na UFRJ. Concluiu-se com a pesquisa que, os saberes dos professores sempre implicam em uma relação social, seja ela com os seus alunos, seus pares, sua família e com todos que trabalham e convivem direta ou indiretamente no seu cotidiano de ensino.

Palavras-chave:
Educação Médica; Radiologia - educação; Docentes de Medicina; Conhecimento

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com