SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta CurricularAtividades Práticas Dirigem Escolha de Disciplinas Eletivas no Curso Médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TRINDADE, Eliana Mendonça Vilar; ALMEIDA, Helcia Oliveira de; NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi  e  VERSIANE, Estela Ribeiro. Resgatando a Dimensão Subjetiva e Biopsicossocial da Prática Médica com Estudantes de Medicina: Relato de Caso. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.1, pp.48-50.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v29.1-007.

Com o objetivo de formar médicos, com uma visão biopsicossocial vem sendo efetivadas mudanças curriculares nos cursos de Medicina para valorizar práticas mais humanizadas e que permitam a compreensão do universo psicológico do paciente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir aspectos subjetivos da prática médica a partir de um caso clinico apresentada e discutido por estudantes do terceiro ano do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde de Brasília (DF). Nas reuniões semanais em que tais casos são discutidos; a proposta é abordar a história clínica, o diagnóstico e o prognóstico mediante reflexões subjetivas dos alunos, pn'vi/eg1 mdo suas reações emocionais diante do caso e5tµdado. Tais reflexões contribuem para uma compreensão melhor do caso pelos alunos e também para a formação de uma consciência humanística e social indo ao encontro da proposta da escola de compreender o diagnóstico como algo que transcende a questão orgênica e leva em conta aspectos psicológicos e sociais. Considera-se que atividades como essas são fundamentais na formação de profissionais comprometidos com a saúde de seus pacientes de forma global e humana.

Palavras-chave : Currículo; Saúde Holística; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )