Acessibilidade / Reportar erro

Produção Científica dos Docentes do Curso Médico da Umversidade de Pernambuco - Um Estudo Exploratório

Scientific Output by Medical School Faculty at the University of Pernambuco, Brazil: A Preliminary Study

Resumo:

Objetivo:

caracterizar o desenvolvimento de pesquisas pelos docentes do curso médico da Universidade de Pernambuco (UPE).

Material e método:

estudo descritivo, censitário, com 246 docentes da Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto de Ciências Biológicas. Quatro alunos de iniciação científica utilizaram dois instrumentos para coleta; as questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo.

Resultados:

74,4% desses docentes eram professores, 47,1% especialistas, 34,5% mestres e 14,2% doutores; 82,5% já realizaram pesquisa, 51,2% com iniciação científica. De janeiro de 1999 a agosto de 2002, 68,3% desenvolveram pesquisa, 48,8% com iniciação científica: 48,3% referiram falta de financiamento como o maior obstáculo: apenas 30,9% tiveram financiamento, sendo o CNPq a principal fonte (42,3%). O interesse científico motivou pesquisas (76,8%), esperavam fazer descobertas científicas (53,0%) e adquirir novos conhecimentos (41,7%). Metade dos projetos divulgou seus resultados, sobretudo em eventos científicos nacionais.

Conclusões:

é preciso estimular as potencialidades da UPE para que constitua um recanto privilegiado de interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem-pesquisa.

Palavras-chave:
Docentes de Medicina; Projetos de Pesquisa; Apoio a Pesquisa

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com