SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3As Motivações dos Médicos para a Especialização em HomeopatiaAportes Teóricos da Ação Comunicativa de Habermas para as Metodologias Ativas de Aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

WARD, Laura S.; WANDERLEY, Jamiro da Silva  e  ALEGRE, Sarah Monte. Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp.174-178.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v29.3-025.

A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão.

Palavras-chave : Educação Médica, Avaliação; Ensino; Aprendizagem; Competência Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )