SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na GraduaçãoFatores que Orientam a Escolha do Curso Médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ALMEIDA, Helcia Oliveira de et al. Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp.208-216.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1981-5271.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v29.3-030.

O presente artigo tem como objetivo descrever uma experiência com a Medicina Narrativa e refletir sobre a potencialidade dessa abordagem no desenvolvimento de competências em comunicação. Essa prática vem sendo incorporada às atividades desenvolvidas na unidade de comunicação da 3a série do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS do Governo do Distrito Federal. Após a apresentação de uma breve revisão da literatura sobre a Medicina Narrativa, são relatadas as atividades realizadas na unidade. Foram identificadas em vários trabalhos habilidades narrativas importantes no desenvolvimento: a) da observação; b) da empatia; c) do vínculo estudante-paciente; d) da compreensão das percepções do paciente; e) da capacidade de integrar as dimensões biológica, psicológica e social. Evidenciamos ainda que muitos estudantes foram capazes de refletir sobre a prática médica e sobre a experiência vivenciada. Esses primeiros resultados parecem indicar a potencialidade da abordagem para a capacitação em habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências em comunicação visando uma prática médica compatível com o modelo biopsicossocial.

Palavras-chave : Medicina Narrativa; Educação Médica; Comunicação; Relações Médico-Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )