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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

ROCHA, Juan Stuardo Yazlle; CACCIA-BAVA, Maria do Carmo G.  y  REZENDE, Carlos Eduardo M. de. Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning. Rev. bras. educ. med. [online]. 2006, vol.30, n.1, pp.73-78. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022006000100011.

São apresentados os resultados da experiência de transformação de uma disciplina tradicional do ensino médico voltada ao ensino da política e gestão de saúde com uso de tecnologias de informação e comunicação - e-Learning. Baseado em correntes construtivistas da educação, o curso dedica especial atenção à motivação do corpo discente, ao trabalho colaborativo e à procura e elaboração de informações de fontes oficiais de saúde. São características do curso: motivar os alunos por meio da proposta de caracterizar o sistema de saúde de um município de livre escolha dos mesmos; promover atividades de estudo e pesquisa em saúde utilizando roteiros orientados à análise e gestão da assistência; dar a conhecer e utilizar portais oficiais de informações em saúde e criar um ambiente virtual de pesquisa-aprendizagem disponível todo o tempo. Após quatro anos de experiência e em vista da boa aceitação entre os alunos, o modelo de curso foi expandido a outros cursos da área da saúde: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica.

Palabras clave : Educação Médica; Educação à Distância; Medicina Social.

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