SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1A integração das disciplinas de humanidades médicas na Faculdade de Medicina da USP: um caminho para o ensinoEstratégias para a implementação de um projeto de pós-graduação em Educação e Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

AUGUSTO, Kathiane Lustosa et al. Educação e humanidades em saúde: a experiência do grupo de Humanidades do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 122-126. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000100016.

Nos últimos anos, vem se desenvolvendo uma grande área de reflexão e pensamento, denominada "humanidades médicas", que incorpora a realidade social e a experiência individual à interface entre médico e paciente. O grupo Humanidades, Saberes e Práticas em Saúde nasce em 2004, como núcleo de desenvolvimento de pesquisas, composto por estudantes de Medicina, com o objetivo de explorar como a prática médica lida com as experiências de pacientes e de médicos e o processo saúde-doença. As linhas de ação envolvem pesquisa com médicos oncologistas e sua visão da relação médico-paciente na consulta oncológica e ensino no terceiro e quarto semestres do curso de Medicina, utilizando casos clínicos, modelo teórico e role play. Nessa perspectiva, busca-se aproximar a temática da relação médico-paciente do cotidiano dos estudantes de Medicina, contribuindo para desenvolver uma atitude humanizada frente ao ser humano portador de enfermidade.

Palavras-chave : Humanidades; Educação Médica; Relações Médico-Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português