SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Teaching, care and community interaction practice: challenges and perspectives of a teaching-learning experience in primary careThe challenge of faculty development: the experience of the medical school at the State University of Londrina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502

Resumen

ALMEIDA, Henriqueta Galvanin Guidio de  y  FERREIRA FILHO, Olavo Franco. Educação permanente de docentes: análise crítica de experiências não sistematizadas. Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol.32, n.2, pp. 240-247. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000200012.

Quando alterações curriculares abrangentes são propostas para os cursos de Medicina, como no caso da implantação de um currículo integrado, exige-se do professor a modificação de seu papel central de transmissor de conhecimentos para um papel mais cooperativo efacilitador do processo de ensino-aprendizagem, o que pode gerar insegurança, sensação de perda de poder e resistência. A capacitação formal dos docentes para suas novas funções é imperiosa para o sucesso nas mudanças. Além das ações educativas sistematizadas, atividades alternativas podem contribuir para aperfeiçoar a função docente. Este artigo analisa a experiência de docentes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membros das comissões de apoio ao colegiado, que desenvolveram, nos primeiros anos da implantação do currículo integrado, atividades não sistematizadas de educação permanente junto a docentes do curso. São comentadas informações a respeito: da reunião semanal realizada com os tutores; da pesquisação sobre a inserção e o desenvolvimento docente no currículo integrado; da revisão dos conteúdos dos módulos temáticos; da pesquisação com os coordenadores dos módulos temáticos; e do inquérito realizado com os preceptores de áreas do internato médico. As atividades analisadas forneceram respostas a demandas locais e contribuíram com a dinâmica de um processo de implantação que deve permanecer em contínua renovação.

Palabras llave : Educação Continuada; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués