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Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SERODIO, Aluisio Marçal de Barros  and  ALMEIDA, José Antônio Maia de. Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol.33, n.1, pp.55-62. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008.

A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na Unifesp-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.

Keywords : Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Docente; Ética; Ética Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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